quarta-feira, 5 de agosto de 2009

cusco a cidade que toca o ceu





mesmissimo antes de conhecer os meus 2 amigos mexicanos...
marisol, eu e luis a rapar granda briol

ca granda pedrada :)



a fonte da eterna juventude


luvas, cachecois e gorros sao mt benvindos quando o sol de poe

eheh que prac tao bonita
a famosa pedra dos 12 angulos, no final da noite a caminho do hostel
paredes incas vs espanholas
o Omar ja esta' a ficar pro :)




Cheguei! Sozinha e decidida saio do aeroporto pronta a apanhar um taxi por 10 soles, n mais disseram-me os amigos da selva que ja aqui haviam estado, para o centro desta cidade que significa umbigo em checua e conserva a misticidade propria de antiga capital do imperio inca. Estao 10 graus e o sol ilumina tudo, com uma claridade q so e' possivel uando se esta' assim tao perto do ceu (3400 m de altitude, diz a amiga wiki;). Q bonito lugar! Predios de dois andares com fachadas de madeira trabalhada e arcadas de pedra por baixo - onde se cruzam milhoes de turistas jovens de ar a dar pro hippie chique e cusquenhos com uma presenca humilde e simpatico com as bochechas vermelhas do frio e os olhos mais em bico do q em Lima.

As senhoras vendem empanadas na rua com grandes trancas negras e saias largas, pq por mais frio q esteja estao sempre c a "pernoca ao leu" (agora "lembrou-me" a mae (e agora a barbara:). Q bom q so' trouxe uma mochila pequena, com 4 roupas que vao precisar de novos casacos para se aconchegar. Peco ao taxista para me deiar na praca central, q mt pacificamente se chama sempre Placa de Armas, e de la' deambulo, dando uma volta 'a procura de agencias boas para excursoes.

Sou "engatada" (ai agora lembrei-me do carlos e da catia, tenho de parar com estes parenteses) por uma senhora simpatica da Puma's Treck e vou saber mais infos. Nem mais! E' barato e bem organizado. Ate' me propoem um hostel q mais tarde vou conhecer e aceito. Com a minha vida toda decidida para os prox dis (mal sabia eu....) ainda tenho tempo de ir a uns mercados na Av. Sol (q sao brutais!!!), por as minhas coisas no hostel e 'as 14h volto 'a praca para a excursao da tarde pela cidade e ruinas proximitas.

Quando chego, ja estao la' alguns peps, entre os quais 2 amigos da minha idade que me chamam logo 'a atencao por terem granda pinta. Escusado sera' dier q ficamos compinxas para o resto do(s) dia(s)! Ofereceram-me um doce mexicano picante e fomos convrsando ao longo da viagem. Eu tinha o numero do Omar - um amigo dum amigo de uma amiga da Giselle ;p q eu conheci na tarde de sabado naquela especie de bar fora de horas - e estava a pensar ligar-lhe quando acabasse a excursao.. mas n foi preciso! Estava eu e a Marisol a lavar a cara na pretensa fonte da eterna juventude, quando o Omar aparece! Diz q viu o eu cabelo "rojo" la' do fundo :D

Depois jantamos todos juntos. Fomos ate' ao meu hostel buscar o swing poi e fomos para a praca divertir-ns a malabarismar. Estava o luis a dar o ar da sua graca quando nos aparece um rapaz com um fato amarelo choque em cima de umas andas q pede para experimentar um pouco. E' timido e simpatico e diz q esta' enferrujado.. mal pega nas cordas uaaauuuuu, faz tao bem, o melhor q ja vi! Junta-se maltinha na praca e tudo e mais tarde vamos c ele ao bar q ele estava a publicitar onde ia actuar uma cena tipo circle du soleil brutalissima ;) Estamos todos cansados, mas Cusco e' contagiante. No bar / discotela ha alemaes, ingleses, americanos, mexinanos, peruanos e uma portuguesa, e' um ambiente super "chevere" e apetece ficar, apesar do nosso orpo reclamar cama.

E q bem acompanhada q eu estou! Parecemos amigos de ha bue, tao facil q e' esta lei da atraccao, n podia ter encontrado melhores pessoas. 'A ida para casa passamos pela famosa pedra dos 12 angulos (a arquitetura inca desconhecia argamassa, cimento e demais subterfúgios utilizados para juntar pedras, sendo q se trabalhavam todos os ângulos de cada pedra, para o seu perfeito encaixe - esta é a recordista) e ficamos 'a conversa c o senhor guarda, q nos mostra, mais escondido, um conjunto de pedras q faz lembrar um puma. Sao 04 da manha e "amanha" encontramo-nos todos 'as 08h para a excursao de um dia inteiro pelo Vale Sagrado (dormir e' em Portugal pa').

Sem comentários:

Enviar um comentário