domingo, 9 de agosto de 2009

lago titicaca - amor e uma cabana no lago mais alto do mundo

as islas uros foram construidas como boias gigantes
e se saltarmos parece que somos bonecos desengoncados a andar sobre nuvens
a menina estava a ensinar-nos como se come esta planta tipo cana de acucar


paines solares chaval




e comecares a ouvir o frere jacques em checua??


para dar sorte 'a chegada











a isla taquilla e' das maiores do lago, os habitantes preservam os trajes de antigamente, que revelam quem e' casado e solteiro, faz frio e calor intenso ao longo do dia e nao ha um unico cabo a estragar a miragem de imenso indefinivel irrealisticamente eterno de tao absoluto azul em volta :)
Ok. O dia mais bizarro da minha viagem e uma das aventuras mais recambuescas desta vida.. ainda bem q o Omar decidiu vir cmg 'a ultima da hora (mas se ele n viesse n teria sido td diferente?) hum.. ao entrar no bus descobrimos q eles chamam camas a cadeiras q se reclinam tipo uns centimetros e la fomos. Chegamos as 04h da manha e estava um briol daqueles q eu n conseguia ter o bilhete na mao sem tremer q nem uma desalmada. Bom eram 4 da manha e estavamos na estacao d bus a anhar, pk depois descobrimos q o guia so' vinha as 6, altura em q comecava a clarear e fazia sentido comecar a trip, os turistinhas k se lixassem. Fomos po cafe do andar de cima e pusemo-nos a escrever parvoices enquanto nos tentavamos aquecer c uns chas (ah e' vdd pais tenho bebido cha de coca, q dizem ajudar nesta cena dos ouvidos e da altitude). Depois chegou um senhor q nos levou a um hotel, onde esperamos um bocado e depois nos levaram para o meio da rua mais 'a frente e disseram q esperassemos um segundo e ficamos ali na rua madrugadora sem ninguem e depois veio outro gajo dizer q se tinham enganado, para voltarmos para o hotel, onde afinal era ai' q vinha ter o mini-bus da excursao. So' rir e estupfactar. O Omar so' mandava piadas a fazer lembrar a lei de murphy.
Por milagre, uns momentos a seguir, ja nos encontravamos dentro de um barco motor, virado para o lago - bom sinal. Depois o guia comeca a falar. Meu deus, ele parece o Nicholson no shining, alta ar de psicopata a falar assim super calmamente e no mesmo tom, com sorrisinhos tipo "esperem ate' estarmos rodeados de agua" ;) repetia coisas como "you can't go to the bathroom when we re not moving, it's realy bad" ou "no more than 10 people on the balcony, that's realy bad". E nos so' olhavamos um para o outro a conter o riso, se n ele ainda podia fixar as nossas caras. Eu so' pensava: sao as tuas expectativas miuda, pensa em alguma coisa d positivo, pensa pensa..
Veio o sol quente! E tudo mudou ;) varias ilhotas, onde em cada vivem entre 5 e 10 familias, brilham ao sol flutuantes quase a soar a miragem. Nao ha, obviamente, qualquer sombra de arvores e um grupinho de pessoas de roupas super coloridas esta' a montar uma feirinha, pois e' hora de comecarem a chegar os turistas-terroristas, q nos dizem ser o sustento actual daqui. Uma rapariga de 14 anos mas de ar adulto convida-me a entrar na sua casa ond todos os moveis sao tb feitos de palha e estao a bordar panos quase psicadelicos de tao incrivelmente coloridos, onde vao surgindo os deuses incas.
Passamos o dia a saltar de ilha em ilha e almocamos com uma vista paradisiaca, enquanto vamos falando sobre as viagens uns dos outros (fico 'a conversa c umas brasileiras e depois c um rapaz de L.A., q me diz q la' e' tudo mt mtv superficialoide) e quase nos esquecemos das maluqueiras da manha. Pelas 17h rumamos para fora deste lago que divide Peru e Bolivia e que ambos dizem q a parte da "caca" pertence ao outro ;) - ja agora, titicaca quer dizer puma sagrado - prontos para apanhar o bus de volta das 18h...
Estamos a fazer tempo na estacao k ja tao bem conhecemos, quando me ponho a treinar mais um pouco os mooves do poi (nesta viagem sem livros, pc e demais distraccoes, tem me dado u jeitasso) e um menino me pede para fazer. Ele queria ficar c eles mais tempo e 'as 18.01h vamos para apanhar o bus q acabou d partir! Esse ia chegar 'a meia noite, o que me dava 3 parcas horas pa tomar banho e mudar de roupa, antes de ir pa machu. E agora??? O comboio n da' para adiar e novo bilhete e' uma fortuna.. Vamos d taxi ate' a um suposta juncao onde deviamos conseguir apanhar o bus fugitivo, mas o taxista vai super devagar e ficamos la' 45 minutos ate' admitirmos k o perdemos ;)
Voltamos para a estacao e compramos novos bilhetes c desconto para o das 19h, o q nos nao sabiamos e' q estavmos prestes a embarcar no autocarro do terrrooooor.. Este sim n sai um minuto depois da hora, mas 20. O cheiro faz divagar e sentamo-nos a meio. Entram pessoas cheias de sacos e mantas. Nao ha luz. Estamos a morrer de sono, mas eu n me sinto confortavel em adormecer no meio de tantos peruanos tao perto de mim ;) e estou ansiosa por chegar a tempo a Cusco. O autocarro anda a 20 'a hora, para em todas as terrinhas onde entram mais pessoas com mais sacos gigantes. Para uma meia hora no nada, quando o condutor vai la pra fora meter gasolina por uns garrafoezinhos. Eu pergunto se vamos chegar mesmo 'a 01 e ele diz q claro que sim. Mais 'a frente, a estrada esta' cortada por causa de umas tempestades. Fazemos corta mato e eu juro q andamos a 10 'a hora. E' uma da manha e vou la' 'a frente perguntar se vamos chegar as 02, pk eu tenho alguma pressa. Eles dizem k eu n posso exigir o q quer q seja, q o transporte e' assim e pronto, se n gosto posso sair e ir de taxi. Eu sorrio e agradeco a atencao, c aquela cara q quem me conhece ja esta' a imaginar. Mais tarde, sao quase 03 e ligamos para a senhora da agencia a contar a nossa situacao. Supostamente um mini-bus vinha buscar-me daqui a 5 minutos ao hostel e a outros turistas, para fazermos a viagem ate' 'a vila do vale sagrado onde comeca a nossa viagem de comboio, 'as 05 em ponto.
Ela diz q vao esperar por mim o maximo que puderem e que, mal seja seguro, quando estivermos num sitio menos nada, apanhemos um taxi. Outra paragem brusca. Lanternas, pessoas com lanternas entram autocarro dentro e comecam a abrir os sacos maiores. E' a policia e claro q encontram o q estao 'a procura. Sentado no banco ao lado do nosso esta' um contrabadista com roupas para vender em Cusco. Mais atras esta' a irma q comeca aos berros c a policia, a dizer q e' esta a maneira que teem de subsistir, "ou sera' q a policia quer q eles comecem a roubar?!". Caos instalado. Ja n saimos mais daqui, pensam dois turistas mimados com pressa para ir ver uma maravilha do mundo, enquanto o mundo de outras duas almas acaba de ser confiscado. Sas 03 e meia. Umas senhoras mais atras dizem aos policias que ha turistas q teem de apanhar o aviao e estao com pressa. O choque os dois mundos e' irreal. Encontram mais 2 contrabandistas mais atras. O motorista esta' la fora a fumar cm se n fosse nada com ele. Vao todos la' para fora e fico a pensar cm e' q estas pessoas vao sair deste meio de escuridao entre aldeias.
Chegamos a uma aldeia! Pedimos para sair do bus e eles abrem a porta sem vontade. Um taxi! Esta' la' um rapaz a dormir c o banco do condutor totalmente reclinado (isto sim e' uma cama lol) q acorda e sorri. Hey, bora la numa missao inesperada entre ramelas e bocejos! "Em quantos minutos consegues por-nos em Cusco?" ele sorri e vamos embora! Sao 03.45 quando chegamos ao lugar combinado..... ainda estao la' 'a minha espera, so' me apetecia abraca-las :D nem acredito. parece um sonho
Estou a morrer de sono e com frio, mas nem acredito que consegui. Que corrida contra o tempo! O Omar ajudou-me mt, falou c o pessoal do bus e telefonou 'a agencia varias vezes ;) Alem de ser super querido comigo. Vou ter saudades dele. Talvez daqui a umas horas, no meio de umas quantas pedras inexplicavelmente colocadas no cimo de uma das montanhas mais altas deste pais, encontre os meus amigos peruanos..

Sem comentários:

Enviar um comentário