quarta-feira, 12 de agosto de 2009

o dia-a-dia de um honolulense

"Aloha Hawaii" chaval, a musiquinha do voo de texas para honolulu! so' apetece rir, so' faltam umas havaianas de saia rodada, bikinis de cocos e colares c flores a dancar por entre o corredor dos bancos (a parte dos colares chegou mais cedo do q eu estava 'a espera, quando encontramos a prima do Pedro q tinha 2 desses feitos de flores verdadeiras para nos, tao bom;). Vinha encasacada do inverno com graus negativos de Cusco e aterro em pleno verao sem quase dar por isso. Enfio-me na casa-de-banho e viro a mala do avesso, para meter uma saia, um top e umas sandalias. Se alguem me tivesse visto a entrar, nem me reconhecia 'a saida. E' tao estranho, sao 2h da tarde mas para mim o dia comecou ha mt tempo! No Peru sao 17h e em Portugal e' meia noite, vida-montanha-russa..

"I wish i had a mango tree in my backyard.." cm na musica dos irmaos australianos Angus & Julia Stone, ao chegar, eu e o Pedro descobrimos q vamos ficar a dormir num anexo da casa da Tracy no quintal, com luzinhas de natal a iluminar o caminho e c uma linda mangueira (arvore de mangas?! ai este portugues q esta' tao longe) q nao tapa a vista para o vale de casas de madeira e montanhas ao longe de Pallolo Valey. Durante a 1a semana os dias comecam cedo, a aproveitar a boleia da Tracy para o trabalho, e curtimos as praias q sao incrivelmente calmas. Ha varias pessoas, mas esta' um silencio, uma harmonia incrivel! As pessoas estao bem, n precisam de interagir mt umas com as outras, simplesmente desfrutam ;) A mesma quantidade de pessoas na Costa, por ex, e seria aquela confusao a q estamos habituados, criancas irrequietas, pais tensos, miudas a pousar, amigos a falar alto e a dizer asneiras. Sei la', aqui e' demasiado bonito para n se ser feliz. Dias de sol e prazer, com conversas sobre a vida c o pedrocas.

"I swear they said pepperoni!" foi a frase de uma das primeiras noites, quando estavamos os 3 a andar pela Down Town sem poder entrar nos clubs (o Pedro n se lembrou q estamos na America entao nao trouxe o passaporte para confirmar a sua tenra idade) e um entregador de pizzas andava a tentar vender uma pizza q tinha sido mandada para tras, por ter os ingredientes trocados. Regateamos e la nos deliciamos com os pepperonis que alguem n quis ;) Chegaram o Dan e o Aaron, amigos da Tracy, e por la' ficamos mais um pouco, "just cruising" cm aqui se diz.

"I hope you guys know what you re doing" diz comico o nadador-salvador na Sandy Beach, uma das melhores para bodyboard, onde estou a apanhar sol c um dos 5 novos bikinis q comprei! Ha uma marca simplesmente deliciosa e unica daqui, San Lorenzo, onde me perdi a experimentar uns 30 modelos diferentes, numa manha chuviscante. Antes de entrar nesse paraiso em forma de tecidos reduzidos q suplicam ser levados para casa, passei por um cafe' lindo umas portas acima, cheio de jovens c portateis e copos de papel descartavel a ouvir jazz (grande pormenor: somos nos q limpamos a nossa mesa 'a saida!) - quando faco estas descricoes, ate' parece q estou a inventar, mas a parte gira e' q as cenas sao tao perfeitas cm estas memorias.

Por falar em coisas perfeitas, no caminho vi um rapaz q parecia o Brandon Boyd c os cabelos assim para tras numa bicicleta parado no sinal (as bicicletas param nos sinais? ou seria uma mota? de todas as maneiras era sacrilegio desviar os olhos para pormenores insignificantes cm esse ;), calcoes de banho compridos e tronco nu a esbanjar um daqueles corpos ridiculos trabalhados pelo mar e uma cara demasiado bonita, daquelas q e' so' preciso um segundo e ja' esta', deixas sequer de pensar racionalmente - quem estiver a gozar cmg por esta altura, eu percebo-vos mas e' q esta terra parece inventada tipo cm se tivessem perscrutado os meus mais infimos desejos durante um sono meu mais profundo e materializado imagem atras de imagem exactamente cm eu queria.. (pequena contribuicao do b http://www.youtube.com/watch?v=_L2nKhIp_78).

"As a courtesy to other passengers, please silence mobile phone ringers and refrain from loud conversations while riding" diz o bus a caminho da Chinatown ;) Pela avenida Kalakaua, tipo Chams Elisees versao too cool for school, passa um velhote de jeans e t-shirt de surfista c um quadro na mao, q me cumprimenta c olhos simpaticos. Do outro lado da rua esta' uma miuda c um estilasso c me faz lembrar a Kate, calcoes de ganga curtos rasgados, sandalias rasas de atilhos, camisa branca larga e chapeu de palha a condizer c uma granda mala ao ombro. Nos sinais as pessoas sorriem e cumprimentam-me espontaneamente.

"Surf the earth" Diamond Head e' um dos momentassos da semana. Numa destas tardes, somos c o pai da Tracy aprender a surfar (bom, eu pq o pedro ja sabia)! Ele emprestou-nos 2 longboards, q sao mais estaveis do q as de surf normais, e umas lycras pa n raspar o peito na prancha e la' fomos os 3 para uma dessas praias miticas (mas vazias nos dias para principiantes de agosto, melhor!). As ondas estao fraquinhas e vistos de cima os surfistas estao tao longe de praia q so' a ideia de nadar ate' 'a zona de rebentacao ja me faz pensar adiantadamente no exercicio q vou dar aos meus bracos nas proximas horas. Olhamos relaxados para o oceano convidativo e cm tudo e' tal indo! O Holker empurra-nos de surpresa para a frente, para descobrirmos qual e' o nosso lado forte. Eu vou com o pe' esq e o pedro apoia-se no dto, feito! Fazemos uns alongamentos e vemos cm ele se poe em cima da prancha de um pulo, depois de levantar as costas c os bracos esticados (n se deve usar os joelhos). Parece facil, eheh. Entramos numa zona com menos recifes e hasta q se faz tarde!
Parece q n me mexo, por mais bracadas q de, rodeada dessa agua limpidissima por todos os lados, mas depois olho para tras e vejo q ja' estamos bem afastados da costa. Com esforco bom alcancamos os outros surfistas q nos sorriem e sentamo-nos na prancha 'a espera desses monstros de espuma. Olho em volta e n paro de sorrir. Estou no sitio mais lindo do mundo! Montanhas atras, o sol a adormecer lentamente (sao 6 da tarde), as palmeiras na praia, umas casas de madeira na falesia q devem custar milhoes e surfistas incrivelmente giros (la' vem ela bater no mm) a umas bracadas de mim. Ohoh! - eu n fiz este som ok - La' veem elas! Meu deus, subo as primeiras e numa mais fraquinha deixo-me ir. Tenho de dar bracadas mais fortes para as acompanhar! Volto mais perto da praia outra vez, mas depois o Holker vem ter cmg e da-me boleia ;) Vou agarrada aquela ceninha q prende o pe' na prancha e la' vou eu no meu taxi pessoal! Os rapazes sorriem e eu estou divertida. Apanho 2 ou 3 ondas q me fazem rebolar tipo maquina de lavar gigante (pq na altura em q a prancha se inclina para a frente e eu devia equilibrar o peso pondo-me em pe', estou mais distraida c a adrenalina a correr o meu corpo e n o faco). Numa das vezes raspo c o pe' num recife afiado. N sinto nd de especial mas depois vejo e tenho 2 cortezinhos tipo lamina mas inofensivos. Estou orgulhosa! A minha primeira marca de surf, no Havai!
Numa das vezes q cai' um rapaz super giro q esta' ao pe' pergunta-me se esta' tudo bem e eu sinto-me segura. Sei q qualquer pessoa me ia ajudar se fosse preciso. O pai da Tracy empurra-me em algumas ondas mta boas e eu sinto-me dentro da onda, cm q parte desse movimento forte q me abraca e faz deslizar nessa plataforma liquefeita de azul e adrenalina. N paro de sorrir e n estou cansada! O pedro apanha umas boas e o Holker tb. A minha vez ainda n vai ser hoje, mas sinto-me tao contente q isso e' um pormenor insignificante. O sol esta' quase a desaparecer por entre as montanhas e regressamos calmamente 'a praia. Passaram 2 horas e paeceu mt menos! Quero repetir amanha! Sinto o meu corpo todo vivo e uma alegria enorme em estar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário